Campo de São Bento: lazer, cultura e natureza


Não é de hoje que o Parque Prefeito Ferraz, mais conhecido como Campo de São Bento, atrai pais e crianças. Localizado no coração de Icaraí, recebe diariamente cerca de duas mil pessoas, nos seus 36 mil m², que oferecem muitas opções de lazer para toda a família, mas principalmente, para as crianças. Lagos artificiais com peixes, chafariz, biblioteca, espaço de exposições, parquinhos e muito, mas muito verde! Aos finais de semana, a tradicional feira de artesanato aumenta o número de visitantes, contabilizando um total de dez mil pessoas transitando pelo parque. 
Tombado pela Prefeitura na década de 90, a história do parque remete ao ano de 1697, quando o mosteiro de São Bento comprou as terras para usá-las como local de descanso do gado proveniente de suas fazendas em Campos dos Goitacazes. Em 1908, o Prefeito Pereira Ferraz concluiu as obras de urbanização seguindo o projeto paisagístico de 1850, do engenheiro belga Arsène Puttemas. Pensando em aprimorar ainda mais a estrutura para receber as crianças, o parque ganhou recentemente um fraldário unissex e um espaço de recreação, que funciona durante a semana, para que elas se divirtam enquanto aproveitam o sol da manhã. 
Segundo André Pessanha, administrador do parque, todo final de semana a Secretaria de Cultura e Arte realiza algum evento cultural ou esportivo voltado para as crianças, como peças teatrais, campeonato de capoeira, de skate, apresentações musicais. “Todo mundo pode fazer um evento no Campo de São Bento, desde que seja sem fins lucrativos, já que não é permitido nenhum tipo de propaganda no parque. Para isso é preciso pedir uma autorização na Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser)”, informa.
A designer Gabriela Teixeira lembra que, quando criança, frequentava o parque aos domingos para andar de bicicleta, correr e passear pela feirinha e hoje, faz questão de levar a sua filha, a pequena Sofia, para curtir nos fins de semana. “As crianças podem andar de bicicleta, correr, brincar, fazer exercícios físicos e sair de casa, uma criança trancada o dia todo acaba ficando limitada, não convive com outras crianças. A Sofia adora, sempre me pede para ir, levamos o patinete, mas lá tem muitas outras atividades como alimentar os peixes e patos e andar no Carrosel, que ela gosta muito”, comenta.
Quem percorre o Campo também usufrui de performances de músicos, atores, de campanhas de adoção de animais, e claro, muito verde. Essa diversidade de cultura e lazer é o principal atrativo que faz com que o parque continue sendo uma opção para pais e filhos se divertirem juntos. 

Seja o primeiro a avaliar!


Adicionar aos favoritos

28 set 2017


Anuncie